PROETTI Gerência de Unidades de Informação


RESUMO DA AULA DIA 23 NOVEMBRO DE 2011

            O estudo da concorrência é fundamental para que uma empresa possa entender se suas ações estratégicas estão ajudando atingir suas metas e objetivos. Nesse estudo pode-se obter idéias e informações e parâmetros que permitem comparar as ações da empresa com as dos seus concorrentes.
            O estudo da concorrência permite que a empresa possa elaborar sua análise SWOT. Essa matriz ajuda a obter informações internas e externas que possibilitam perceber os pontos fortes/força (strength), os pontos fracos/fraqueza (neakness), as oportunidades (oportunities) e as ameaças (threats), em que as empresas estão inseridas. Todos estes aspectos apresentam a situação em que as empresas estão inseridas no que se refere ao seu micro e macro ambiente.
            Análise SWOT, dessa forma, é importante para que as empresas possam avaliar suas vantagens e desvantagens competitivas em relação aos seus concorrentes. Isso permite que melhores decisões sejam tomadas.
            Outra ferramenta que permite as empresas uma análise de seus negócios é a matriz BCG (Boston Consulting Group). Essa matriz ajuda a identificar se os negócios ou portfólio são de alta, média ou baixa participação no mercado. Ela possui quatro quadrantes, em que se pode localizar o tipo de segmento que a empresa está situada, são eles: vaca leiteira, em que produtos e serviços têm alta participação em um mercado de baixo crescimento. Abacaxi, em que produtos e serviços têm baixa participação num mercado de baixo crescimento, o quadrante oportunidades, em que os produtos e serviços têm baixa participação, mas o mercado é de alto crescimento e, finalmente, o quadrante estrela em que os produtos e serviços têm alta participação num mercado de alto crescimento.

PLANEJAMENTO
Planejamento é um processo em que se deve definir metas e objetivos e recursos necessários para atingimento delas. Esses recursos são necessariamente materiais, financeiros, humanos e tecnológicos. O planejamento pode ser em curto, médio e longo prazo. O planejamento pode ser estratégico, que é definido pela alta administração de uma empresa; tático, que é elaborado pelos gerentes executivo (média administração), e operacional que é definido e composto pela baixa administração da empresa e é o resultado das forças operacionais que colocarão em prática os planos elaborados. Dessa forma, pode-se, então, definir o planejamento como um conjunto de planos de ações que permitirão a empresa alcançarem suas metas e objetivos.

ESTRATÉGIAS
            O planejamento estratégico de marketing é elaborado como um conjunto de informações sobre o mercado, com auxílio da análise SWOT e BCG, e se constitui num processo gerencial que possibilitará traçar um ritmo a ser seguido. Esse planejamento ajuda na tomada de decisões da empresa e tem ideia de médio e longo prazo. Ela permite que as empresas tenham ações mais acertivas no mercado em que atuam e reforcem sua sustentabilidade.
            As empresas estão inseridas em um macro ambiente (mercado) e sofrem influências de alguns fatores, são eles: geográficos (países, regiões, cidades e bairros), demográficos (sexo, idade, renda, educação), psicográficos (classes sociais e estilos de vida), e comportamentais (ocasiões de compra, benefícios procurados e taxas de uso).
            O processo de decisão do comprador é composto por 6 etapas, são elas: necessidade; busca de informações; avaliação das alternativas; decisão de compra e comportamento pós-compra e fidelização.
            A informação constitui o processo de comunicação, que terá maior poder de acordo com o meio escolhido para sua comunicação. Esses meios podem ser por mídia impressa, TV e rádio, internet, etc.
            O ciclo de vida da informação é constituído por 5 etapas, são elas: planejamento do conteúdo da informação, introdução da informação, crescimento da informação, maturidade da informação e declínio da informação.

PARA PROVA
Papéis gerenciais
Planejamento estratégico
Matriz SWOT (qual a importância da matriz)
Matriz BCG


RESUMO DA AULA DO DIA 05 DE OUTUBRO DE 2011

 SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETIN (SIM)

         O Sistema de Informação de Marketing (SIM) é uma pesquisa que visa à coletar informações para elaboração de planos de ação. O primeiro passo do SIM é a identificação das necessidades de informação, ou seja, após a constatação de um problema as informações serão levantadas dentro e fora da empresa. Esse levantamento é feito como desenvolvimento das informações por registros internos, com a pesquisa de Marketing e com a inteligência de Marketing elas são analisadas.
            Após o levantamento dos registros internos a pesquisa se complementa no ambiente de Marketing (mercado) e são coletados dados no mercado consumidor sobre a concorrência, nos público-alvo que a empresa deseja atingir e são analisadas as forças desse macro-ambiente.
            Após a coleta de dados e análise deles as informações obtidas são utilizadas, por meio de relatórios, para a elaboração de planos de ação.
            Para que o SIM aconteça é fundamental utilizar métodos de pesquisa. A pesquisa exploratória permite reunir informações e a pesquisa descritiva ajuda a descrever e entender o objeto estudado; e a pesquisa causal, quando necessária, ajuda a testar hipóteses para entender a relação de causa e efeito.
            Um plano de pesquisa é desenvolvido com informações primárias e secundárias. As primárias ao as informações específicas do objeto estudado e são coletadas por métodos de observação, levantamento de dados, experimentos e entrevistas de grupos. As secundárias são obtidas com a ajuda de relatórios existentes e documentos.
            O mix de Marketing é formado pelos 4 P’s: preço, produto, ponto/praça e promoção. O preço, logicamente respeitando os custos empresariais, é composto de acordo com o mercado. O produto deve ser projetado de acordo com as necessidades e desejos dos consumidores. O ponto/praça é o local e a região onde as pessoas podem encontrar o produto e a promoção é o conjunto de comunicações de Marketing de uma empresa.
            O mix de Marketing ajuda na tomada de decisões. Esse processo se inicia com a identificação de um problema, a coleta e análise de informações e a identificação de escolha de alternativas para solução desse problema.
            Após a decisão tomada, com a consecutiva ação, tem-se a medida de desempenho que consiste na comparação dos novos resultados obtidos com o plano realizado.
            Os papéis gerenciais permitem que as pessoas que ocupam cargo de liderança possam exercer uma gestão mais democrática e produtiva. Esses papéis ocorrem de acordo com a comunicação interdepartamental e interpessoal. E finalmente, os papéis decisórios que decorrem das tarefas que exigem as tomadas de decisões.

Cedido por Angela Gimenes e digitado por Telma Alencar


AULA 05 DE OUTUBRO 2011 2º BIMESTRE

OS 4 P’s do Mix de Marketing

PREÇO: Considerar: nível de preço praticado, reação dos clientes em relação ao preço, descontos e promoções, redução de custos, política de preços em relação a concorrência.
Preço não fideliza!
PRODUTO: produtos ou serviços. Considerar: aspecto, qualidade, benefícios. Avaliar: razão de consumo, tipos de produtos que concorrem em vendas.
PONTO: Observar: o produto é vendável em áreas urbanas, rurais e litorâneas
PROMOÇÃO: esforços de comunicaçao para incentivo de vendas e ajudam a despertar vontade de comprar nos clientes. Verificar: tipo de mídia a ser usada (comunicação), participação em eventos junto à comunidade, promoções no ponto de venda.
Erros: fantasias de coelhinho..., cx de som na rua...

O Processo de Tomada de Decisões (PODIC de Fayol)

PROCESSO DECISÓRIO: identificar o problema, coletar informações, análise de informações, identificar alternativas, avaliar alternativas, escolher alternativas, implantar ação.
PROCESSO DE CONTROLE: identificar padrões de medida e avaliação, medir desempenhos apresentados, comparar realizado e esperado, ação corretiva.
Fator determinante para tomar decisão: TEMPO
A decisão pode não ser a melhor pra si, mas deve ser a MELHOR POSSÍVEL

PADRÃO DE QUALIDADE NOS SERVIÇOS BIBLIOTECÁRIOS (Professora Maria Etelvina Madalozzo Ramos) texto: Padrões como instrumento de avaliação e qualidade em bibliotecas universitárias.
1 Satisfação geral do usuário
2 Número de empréstimos registrados, retirados das estatísticas de circulação
3 Número de itens utilizados/consultados na biblioteca, coletados do material deixado sobre as mesas
4 Uso total do material bibliográfico consultado e emprestado, fora de lugar ou inexistente na biblioteca
5 Disponibilidade do material requisitado e atendido (sucesso na obtenção)
6 Demora/tempo de espera do material em falta, incluindo material emprestado, fora de lugar ou inexistente na biblioteca
7 Frequência do número de visitas à biblioteca
8 Usuários remotos
9 Soma da frequência do número de visitas e usuários remotos externos
10 Taxa de uso das facilidades oferecidas pela biblioteca
11 Utilização do ponto focal de serviço (número médio de usuários atendidos num determinado serviço)
12 Uso das dependências físicas da biblioteca (número médio de pessoas)
13 Capacitação do profissional de referência na interação com o usuário (definida como o contato que envolve o conhecimento, uso, orientação ou instruções de uma ou mais fontes pelo bibliotecário
14 Satisfação com o serviço de referência resultante de um levantamento junto aos usuários que obtiveram produto com relevância.
15 Satisfação quanto à busca on-line pelos usuários foram divididas em sete questões agrupadas em quatro tópicos: satisfação, seleção das bases de dados, tempo para solução do problema e satisfação com a fonte on-line.

PAPÉIS GERENCIAIS

PAPÉIS INTERPESSOAIS: Cargos administrativos, de natureza social e legal. Implica no relacionamento do gerente com representantes da organização, subordinados e outros externos.
PAPÉIS INFORMACIONAIS: Gerentes devem se interar dos acontecimentos na organização e transmitir posteriomente aos subordinados, na condição de porta-voz.
PAPÉIS DECISÓRIOS: Tarefas de tomar decisões (planejar, resolver problemas).
Administração: usar recursos de forma adequada
Gestão:

AULA 28/09/2011
RESUMO
As filosofias de administração de marketing permitem pensar, de forma mais aprofundada, sobre alguns conceitos importantes. O primeiro conceito é o de produção, que afirma que devem haver produtos baratos, acessíveis e deve-se melhorar a eficiência da produção.
O segundo conceito é o de produto e ele é importante, pois não deve somente orientar as empresas como inovação e bom desempenho. Isso leva as empresas a miopia de marketing, pois, dessa forma, há ações que subestimam a concorrência.
O terceiro conceito é o de venda e muitas organizações pensam somente nos esforços para vender seus estoques com promoções que reforçam esse conceito.
Finalmente, o quarto conceito é o de marketing que exatamente permite estudar as necessidades e desejos dos consumidores e proporcionar a satisfação e atendimento dos mercados alvo.
Os profissionais de marketing têm como uma de suas importantes tarefas tentar entender os desafios futuros do mercado. Segundo Drucker: “a fórmula de sucesso da década passada de uma empresa, provavelmente será um desastre na década seguinte”.
A idéia de Peter Drucker é de que as ações estratégica, passada e aplicadas podem não ser ideais, ter efeito para o presente e futuro ou próximo século, pois, as pessoas/consumidores/usuários mudam.
Dessa forma, é importante entender que, o marketing opera no ambiente global que sofrem mudanças e as exigências dos consumidores são cada vez maiores. Entretanto, essas mudanças devem ser vistas como desafios e oportunidades para que as empresas criem novas estratégias.
Tendo em vista as filosofias de marketing e os desafios causados pelas mudanças no mercado é possível analisar informações de mercado, esse processo é feito “pela inteligência de marketing”. Isso ocorre com a coleta e verificação de um conjunto de informações provenientes de consumidores, concorrentes e ambiente de marketing.
Essa verificação permite entender as mudanças do comportamento dos consumidores e, também, avaliar as ações dos concorrentes.
Esse processo, após sua conclusão ajuda na tomada de decisões para os negócios das empresas.

PESQUISA DE MARKETING: garante sustentabilidade, permite usar informação rapidamente no negócio.

4 P’s
PREÇO
PRODUTO
PONTO OU PRAÇA
PROMOÇÃO: esforço de comunicação, discurso, ponto de equilíbrio. OFERTA: preço


 
Resumo 3º (31/08/2011)

Estrategicamente os profissionais de gestão de marketing avaliam o mercado consumista de forma lucrativa ou não lucrativa.
O primeiro é composto por empresas e consumidores que compram (pagam) e consomem os serviços. O segundo é composto por consumidores usuários que usufruem dos bens e serviços que não pagam.
Para melhor entender o sistema de mercado de consumo é importante que haja equilíbrio de três fatores essenciais: a sociedade, que exige o bem estar do homem; os consumidores que querem a satisfação de suas necessidades e desejos, e as empresas que desejam lucros. Esses três fatores fazem parte do marketing societário e os profissionais/gestores desta área devem criar e definir políticas que consigam equilibrar esses fatores.
Administração de mercados é fundamental para as empresas. Para isso, o setor de marketing pesquisa as necessidades e desejos dos consumidores, cria produtos e serviços, determina preços e com comunicações estratégicas (propagandas), atingir os mercados-alvo, que são os consumidores finais.
Uma boa administração de mercado se dá, inclusive, com observação das ações dos concorrentes e com a utilização de intermediários que tem funções de abastecimento do mercado.

CONCEITOs

Conceito de Produção:
Produtos Baratos
Produtos Acessíveis
Melhorar eficiência da produção

Conceito de Produto:
Orienta vendedores para atender consumidores que preferem produtos inovadores de qualidade com bom desempenho.

MIOPIA DE MARKETING: pode levar a subestimar a concorrência.

Conceito de Venda:
Algumas empresas acreditam que se houver Esforço de Vendas e Promoções direcionado à venda de produtos, os consumidores compram mesmo que o produto seja de baixa procura.

Conceito de Marketing:
Determinar necessidades e desejos do mercado-alvo, proporcionando satisfação desejada, antes da concorrência.

*Decida: O conceito será Venda ou Atendimento?
Conquistar é DIFERENTE de Vender
*Desenvolva uma estratégia; Gestão ambiental, informacional...
*Adquira uma Visão de Foco e Global.




Anotações de Aula: Gerência de Unidades de Informação - do dia 24/08/2011

RELACIONAMENTO EM MARKETING
As empresas são conjunto de vendedores. O mercado um conjunto de compradores. São relacionados através da comunicação da empresa para o mercado e as informações como retorno. Relação que se completa com a troca de produtos e serviços por dinheiro.

O relacionamento de curto e longo prazo envolve:
  • Forma de criar relações/troca
  • Envolvem pessoas como prestadores de serviços
  • Contribui para criar laços fortes de forma econômica e social, de acordo com os produtos e serviços oferecidos

  • Sistema de Marketing de simples funcionamento
  • Mercado Consumista (consumidores e empresa)
  • Mercado Não consumista (mercado de trabalho, mercado financeiro, filantropia)


MARKETING SOCIETÁRIO
O conceito de Marketing Societário define as políticas de mercado de uma empresa equilibrando três fatores:
  • Bem estar da SOCIEDADE
  • Satisfação de desejos e necessidades dos CONSUMIDORES
  • Lucro da EMPRESA
  • Como equilibrar os três fatores?  Se sua empresa for a Souza Cruz?
  • Buscar apagar imagem negativa
  • Campanhas de esclarecimentos para equilibrar o consumo

MARKETING: Administração de mercados
  • Identifica necessidades
  • Cria produtos e serviços
  • Determina preços
  • Faz promoções e ofertas
  • Logística de entregas

O administrador se preocupa com a Empresa, Concorrentes, Intermediários de marketing, Consumidor Final.

Exemplo: Carinho com o produto da produção até o consumidor final.

*Fazer o melhor uso possível de todos os recursos disponíveis para atingir metas e objetivos.
*Descobrir a melhor forma para vender, pagar, comprar...
*Tenha um Plano A,B,C...

Administração de Marketing: Gerencia relacionamentos com os clientes/mercado.
É o Planejamento, implementação e controle de programas para criar, desenvolver e manter trocas e benefícios para os clientes e alcançar as metas organizacionais.

ADMINISTRAÇÃO DE DEMANDA:
A administração de marketing pode ampliá-la, mantê-la ou reduzi-la (demarketing).
Ajuda a organização, influenciando o nível, a duração e a natureza da demanda.
*Padronizar é fazer sempre da melhor forma. Diferente de Robotização.

(Por Telma)
Gerência e Unidade de Informação - Professor Sidney Proetti - Resumo 2 - 3ª aula

Na aula de 17 de agosto pôde-se entender que a qualidade é subjetiva de acordo com a visão individual das pessoas. A qualidade é fundamental para a satisfação do cliente, pois, tem impacto no desempenho do produto, refere-se à ausência de defeito, oferece ao cliente confiabilidade e é essencial que a palavra qualidade tenha respeito à sociedade e ao meio-ambiente. A troca, outro assunto abordado em aula e na visão do marketing, intermediada e sustentada, pois são uma forma de relacionamento para satisfação de necessidades e desejos para ambas as partes envolvidas. Ela é uma forma que produz, além do relacionamento, consumo. A troca exige condições que devem ser respeitadas para que haja equilíbrio: haver produtos de valor, desejo de trocar, liberdade para aceitar ou rejeitar, comunicação de objetivos e chegar a um acordo. Outro assunto abordado em aula foi sobre relacionamento em marketing. Entendeu-se por esse tema que é uma forma de criar relações/troca. O relacionamento de curto e longo prazo envolve, por exemplo, pessoas como prestadores de serviço, também contribui para criar laços fortes de forma econômica e social, de acordo com os produtos e serviços oferecidos. Os relacionamentos de marketing podem ser entendidos da seguinte forma: na visão do marketing, as empresas são um conjunto de compradores. O que os relacionam são: a comunicação emitida pelas empresas para o mercado e o retorno das informações obtidas como retorno e essa relação se completa com a troca de produtos e serviços por dinheiro.Digitado por: Telma


Gerência de Unidades de Informações

  

Resumo: Fatores essenciais para o Marketing ‘de outra maneira’


Fatores essenciais para o Marketing
QUALIDADE
Subjetiva e de acordo com a visão individual das pessoas. Fundamental para satisfação do cliente, pelo impacto no desempenho do produto Referente a ausência de defeito Oferece ao cliente confiabilidade Essencial que a qualidade tenha respeito a sociedade e ao meio-ambiente
TROCA
Condições para haver equilíbrio: Produtos de valor. Desejo de trocar.  Liberdade para aceitar ou rejeitar. Comunicação de objetivos. Chegar a um acordo.
RELACIONAMENTO EM MARKETING: As empresas são conjunto de vendedores. O mercado um conjunto de compradores. São relacionados através da comunicação da empresa para o mercado e as informações como retorno. Relação que se completa com a troca de produtos e serviços por dinheiro.

O relacionamento de curto e longo prazo envolve:
Forma de criar relações/troca: Envolve pessoas como prestadores de serviços. Contribui para criar laços fortes de forma econômica e social, de acordo com os produtos e serviços oferecidos Sistema de Marketing de simples funcionamento Mercado Consumista (consumidores e empresa) Mercado Não consumista (mercado de trabalho, mercado financeiro, filantropia)
(Por Telma)


Fatores essenciais para o Marketing
QUALIDADE
*Subjetiva e de acordo com a visão individual das pessoas.  
*Fundamental para satisfação do cliente, pelo impacto no desempenho do produto
*Referente à ausência de defeito
*Oferece ao cliente confiabilidade 
*Essencial que a qualidade tenha respeito a sociedade e ao meio-ambiente


Condições para haver equilíbrio:
TROCA
Produtos de valor
Desejo de trocar
Liberdade para aceitar ou rejeitar
Comunicação de objetivos
Chegar a um acordo
RELACIONAMENTO EM MARKETING: As empresas são conjunto de vendedores. O mercado um conjunto de compradores. São relacionados através da comunicação da empresa para o mercado e as informações como retorno. Relação que se completa com a troca de produtos e serviços por dinheiro. O relacionamento de curto e longo prazo envolve:
Forma de criar relações/troca 
Pessoas como prestadores de serviços
Contribui para criar laços fortes de forma econômica e social, de acordo com os produtos e serviços oferecidos
Sistema de Marketing de simples funcionamento
Mercado Consumista (consumidores e empresa)
Mercado Não consumista (mercado de trabalho, mercado financeiro, filantropia)

[Fatores essenciais para o marketing]
Prof. Dr. Sidney Proetti

Resumo da aula do dia 10/08/2011 - 1ª aula

        
Na aula do dia 10/08/2011 o professor apresentou os conceitos de Marketing e pôde-se entender que Marketing é um processo social e gerencial por meio do qual empresas e consumidores obtém os produtos que necessitam e desejam e, dessa forma, trocam valores.
         Outros assuntos abordados em aula foram: necessidades, desejos e demanda. As necessidades são carências que precisam ser satisfeitas imediatamente. Os desejos ocorrem conforme as características culturais, aumentam conforme a evolução das pessoas e são ilimitados. Quando as necessidades e os desejos são satisfeitos ocorrem as demandas. Elas acontecem quando as pessoas se interessam e podem comprar os produtos e serviços e percebem o benefício obtido em relação ao dinheiro gasto.
         Em seguida o professor abordou sobre o conceito de produtos, que podem ser entendidos como algo que atenda a satisfação das necessidades e desejos, que pode ser tangível ou intangível e o Marketing os consideram como soluções e recursos em seus bens e serviços.
         Finalmente o professor ensinou que o valor é algo que os clientes / consumidores atribuem aos produtos e serviços pelos benefícios que recebem dele, como, por exemplo: status, imagem e importância pessoal.


Créditos: Digitado por Angela Gimenez